8 de nov de 2012

E-books gratuitos sobre fotografia




Um site que leio sempre é o Fotografia DG. Já aprendi muita coisa através dele e é um dos sites que sempre recomendo para aqueles que querem saber mais sobre fotografia.
Além de artigos interessantes, o pessoal do Fotografia DG oferece alguns e-books gratuitos em sua loja. Abaixo, você confere alguns que estão disponíveis gratuitamente.



Todo mundo conhece um fotógrafo social, comumente batizado de 'fotógrafo de casamento'. Aliás, em outros tempos, o fotógrafo de casamento era apenas uma consequência do trabalho realizado na família. Sim, senhoras e senhores, o fotógrafo era algo parecido com o médico. Depois de aprovado pela família, fazia todos os serviços.
Em tempos modernos, muitas vezes o fotógrafo é realmente da família.
Com a evolução e a facilidade de aquisição dos equipamentos digitais, um pouco de habilidade e feeling são o que um fotógrafo iniciante precisa para dar os primeiros passos.
Este ebook tem como objetivo facilitar um pouco este caminho. Não é manual técnico, muito menos a "verdade das verdades" sobre fotografia social. Longe disso. Procurei explicar um pouco do que trata a fotografia social, bem como apresentar um roteiro simples para quem nunca esteve em um evento do gênero com a responsabilidade de apresentar material.
Após a leitura, se tudo realmente correu como deveria, o debutante em fotografia social terá condições de realizar a cobertura de casamentos e aniversários de forma simples e objetiva. Não será uma superprodução, mas acertadas as escolhas técnicas, ficará longe de um desastre.

Download Gratuito E-book Fotografia DG (Exige cadastro rápido)



JPEG vs RAW deve ser um dos assuntos que mais é conversado entre fotógrafos, mas muitas vezes quando pensamos em fotografia, mas normalmente é que damos menos importância é o formato que vamos utilizar para capturar o momento. Todos em algum momento se perguntaram ou não se perguntar, mas porque eu fotografo em RAW/JPEG? Quando perguntamos para as pessoas qual o formato de arquivo que elas fotografam, a resposta é muitas vezes RAW ou JPEG. Nessa hora gosto muito de criar pequenos diálogos e às vezes deixo as pessoas sem saber o que falar (por incrível que pareça).


(EU) Qual formato que você usa para fotografar?
(ELE) Eu só fotografo em RAW
(EU) Mas por quê?
(ELE) Por que é melhor, sem comparação com o JPEG.
(EU) Sério? Mas porque ele é melhor? (Nesse momento a pessoa me olha e muitas vezes nem sabe o que responder).

Eu não condeno quem não sabe do assunto, pois ninguém nasce sabendo e ninguém aprende da noite por dia, para tudo é preciso muita dedicação, treinamento e testes. Com esse eBook JPEG vs RAW pretendo mostrar pra vocês alguns pontos positivos e negativos de cada formato, explicando de forma simples e direta.

Espero que com ele, vocês possam saber o momento certo de utilizar cada formato, e que possam explicar quando perguntarem, passando esse conhecimento à frente.

Download Gratuito E-book  JPEG vs RAW (Exige cadastro rápido)



Fotometria e Flash são assuntos que trato desde 2003 em cursos e palestras que ministrei na escola Riguardare, em São Paulo, e portanto tenho grande familiaridade com os tópicos para poder discorrer sobre eles.

Este ebook concentra em um único documento os nove artigos sobre Fotometria e Flash, que publiquei no Fotografia-DG, espero que seja uma referência útil a todos e que possa representar mais um passo no desenvolvimento de uma bibliografia fotográfica completa em língua portuguesa.




Indice do Ebook

  • Introdução
  • O Fotômetro da Câmera
  • O Fotômetro de Mão
  • O Histograma
  • Latitude de Exposição
  • Flash TTL
  • Flash como luz de preenchimento
  • Flash como luz principal
  • Conclusões

 Download Gratuito E-book Fotometria + Flash (Exige cadastro rápido)


Costumo dizer que uma coisa é fotografar bem, ser reconhecido e admirado por outros fotógrafos e também por amigos e parentes pela beleza das imagens que produz, outra completamente diferente é fazer com que isso tudo se transforme em dinheiro.


Preço, Marketing e Outras coisas importantes
Baseado nessa observação deixo para download gratuito este eBook que trata de temas fundamentais para fotógrafos, mesmo que não relacionados ao ato fotográfico em si, e sim com questões da vida profissional de quem tem ou quer ter a fotografia como seu ganha pão. Sendo assim, vamos falar de formação de preços em fotografia, marketing, divulgação, criação de produtos e pacotes de serviços, promoções, enfim, falaremos de dinheiro, como ganhá-lo e como não perdê-lo.
Quando um fotógrafo amador decide ganhar a vida com fotografia ele toma uma decisão consciente, de ganhar dinheiro com aquilo que gosta, e várias outras decisões não tão perceptíveis e nem sempre conscientes.
A decisão de se tornar um profissional da fotografia tanto pode ocorrer quando a pessoa é jovem e que desta forma irá trilhar o caminho da fotografia como sua primeira e talvez única carreira, como pode surgir após mudanças de rumo nas quais engenheiros, médicos, advogados, jornalistas, publicitários, designers ou quaisquer outros profissionais optam por mudar o rumo de suas vidas para se tornarem fotógrafos.
O momento da vida de uma pessoa em que isso acontece não importa, mas o conjunto de decisões conscientes e inconscientes sim.

Tópicos abordados no eBook Ganhar Dinheiro na Fotografia:

  • Ser patrão e funcionário ao mesmo tempo;
  • Formação de preço;
  • Posicionamento de mercado;
  • O valor que você se dá e o valor que os clientes dão a você;
  • Promoções suicidas e outras formas kamikaze de marketing;
  • Técnicas de Negociação;
  • Preparação de Orçamentos;
  • Ética profissional;
  • Análise de Marketing, métricas, ferramentas etc.;
  • Observações sobre o mercado e conclusões.


Esporte é quase um sinônimo de emoção. Cada lance, casa jogada, drible, arremesso, ataque ou defesa proporciona momentos únicos para quem pratica e, principalmente, para quem assiste. Lances de grande habilidade ou, simplesmente, inusitados, ficam gravadas na memória e servem como referência para comentários futuros. Porém, quando o assunto é registrar tais ações em foto, a situação não é tão simples.
 
Além de estar na hora certa e em uma posição favorável, o fotógrafo precisa ter agilidade para acertar a regulagem da câmera, o ponto de foco e o enquadramento, entre tantas outras variáveis.
 
Em pouco mais de 10 anos de prática, percebí que a fotografia de esportes está muito ligada ao conhecimento que se tem da modalidade a ser registrada. É preciso entender a dinâmica para tentar prever o ápice da ação. As regras do jogo também fazem parte do aprendizado: elas facilitam ao fotógrafo saber onde se posicionar de acordo com cada situação.
 
Mas todas essas informações requerem tempo de estudo e prática. Nada acontece da noite para o dia.
 
E foi justamente pensando em facilitar a vida de quem busca os primeiros registros de esportes, que resolví escrever este eBook. Não é nada muito técnico. Aliás, questões técnicas eu deixo para cada um decidir. O conteúdo é um guia básico, recheado de dicas e informações que podem facilitar tais decisões momentos antes de criar uma nova imagem.
 
Fotografia é sim um processo de criação. Cada fotógrafo tem seu estilo, suas manias, seu jeito de fazer o registro de determinadas situações, e na fotografia esportiva não é diferente.
 
Espero que aproveitem o material para dar início em estudos mais aprofundados sobre a fotografia esportiva e suas peculiaridades.
 
  • Índice
  • Introdução
  • Luz, ambientes e equipamentos
  • Ambientes cobertos
  • Ambientes externos
  • Água
  • A objetiva certa para cada distância
  • O momento que antecede a ação
  • Foco contínuo e foco fixo
  • Composições alternativas
  • Movimento
  • Dicas gerais
  • Conclusão

Caso você queira fazer o download de todos os e-books de uma só vez, basta clicar aqui.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os comentários passam pelo sistema de moderação antes de serem exibidos.
- Comente com o OpenID ou com o nome/url do Blog, assim, poderemos retribuir a visita.
- Se você escreveu ou encontrou um artigo interessante e que seja relacionado ao post, o link para esse artigo no comentário é bem vindo.
- Comentários que não tenham nada a ver com o post e com links definidos como SPAM serão rejeitados IMEDIATAMENTE.



Agradecemos a visita e o seu comentário no Blog Diante das lentes